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sábado, 20 de dezembro de 2014

Chuva deixa ruas e casas alagadas em jequié-Bahia

A chuva que aconteceu ontem Sexta Feira Dia 19/12/2014  por volta das 17:30 Deixou ruas e casas alagadas em jequié.
Rua dr Ivan José da Silva Itaigara-Mandacaru


A chuva que caiu ontem Sexta feira dia 19/12/2014 por volta das 17:30 até quase  umas dez horas Deixou  algumas ruas  e casas alagados como por exemplo a Rua Dr. Ivan José da Silva Itaigara- mandacaru segundo a moradora Elizângela santos sua casa também foi alagadas e seus  moveis foram destruídos. Ruas alagadas, telhas quebradas, casas inundadas pela água, móveis e eletrodomésticos danificados, esse foi o saldo da chuva de ontem. Nós moradores do Itaigara (Mandacaru), já não aguentamos mais o descaso da prefeitura. Chuva de mais 40 minutos foi suficiente para deixar moradores literalmente ilhados na noite desta sexta-feira (19). Quando chove, veículos e pedestres têm dificuldades de passar pela Rua Dr Ivan José da Silva. Quando chove já sabemos que vai alagar nossa rua. A água toma conta de tudo e prefeita faz descaso. O mais interessante em tudo isso é que na época da política todo mundo era bonzinho passou a política todos somem. Assim descreveu ela no seu perfil do face.
 Assim ficou o banheiro e o quarto  dela.

quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Seis exercícios que substituem os abdominais na conquista da barriga chapada

Prancha frontal

Prancha frontal

Por muito tempo acreditou-se que os famosos abdominais, realizados no chão com repetidas elevações do tronco, eram a única maneira de conquistar a barriga chapada. No entanto, outros exercícios, realizados sem foco exclusivo na região abdominal, mas também com outras partes do corpo, têm se mostrado igualmente eficientes no fortalecimento desses músculos, com a vantagem de fortalecer outros músculos, como os dos braços e das pernas.
"Os exercícios abdominais clássicos não se tornam dispensáveis diante dos novos exercícios para fortalecimento do abdômen", explica o educador físico Victor Valente, da academia Runner. "O fato é que muitos tipos de abdominais, quando comparados a exercícios que gerem grande instabilidade do tronco, como a prancha, podem ativar menos a musculatura e não trazer o resultado esperado".
O benefício acontece, principalmente, pela dificuldade de equilíbrio que o exercício gera, exigindo dos músculos abdominais contrações intensas para que o tronco se mantenha estável e compense o efeito da gravidade. Pronto para experimentar? A seguir, confira quais são os melhores substitutos do abdominal e como praticá-los.
Prancha frontal
"As pranchas são ótimos exercícios para o fortalecimento abdominal, pois quem a pratica deve manter seus músculos abdominais contraídos o tempo todo para sustentar o quadril fora do chão", explica Victor Valente. Além dos músculos abdominais mais superficiais, como reto abdominal e oblíquos, as pranchas ativam também músculos mais profundos, como o transverso do abdômen, e os músculos da coluna responsáveis por manter a estabilidade da coluna lombar e assim prevenir lesões.
Como fazer: a prancha frontal é feita com os cotovelos flexionados e os antebraços apoiados no chão, assim como os pés. O quadril deve ser elevado até o nível dos ombros e deve ser mantido nesta posição por um determinado tempo. O tempo é determinado de acordo com o condicionamento físico de cada um. Inicialmente é feito um teste para determinar esse tempo, que varia entre 30 segundos até o tempo máximo que cada pessoa aguentar.
Turbine o exercício: "Os praticantes em nível avançado podem colocar uma base instável, como uma bola ou uma prancha de equilíbrio como apoio das pernas (embaixo das canelas), durante os movimentos de pranchas, são ótimas estratégias para intensificar o treino e aumentar a ativação do abdômen garantindo um bom fortalecimento de toda a musculatura", recomenda Victor Valente.
Atenção: é importante manter o corpo alinhado durante esse exercício, caso contrário os músculos lombares acabam exercendo a função do abdômen. Sustente de forma equilibrada e correta o quadril e lembre-se de contrair o abdômen o tempo todo.Prancha lateral

Prancha lateral

"Os exercícios de prancha lateral funcionam da mesma maneira que a prancha frontal, mas nesse caso o fortalecimento tem ênfase nos músculos oblíquos (mais laterais) e no músculo quadrado lombar, que fica localizado na parte posterior do abdômen", explica o educador físico Victor Valente. Eles são os mais ativados nessa posição para manter o tronco estável.
Como fazer: posicione-se lateralmente no solo com o cotovelo de um dos braços flexionado e o antebraço apoiado no chão, as pernas estendidas, apoiadas no chão - a perna contrária ao braço apoiado no chão deve estar ligeiramente a frente. O quadril deve ser elevado e assim mantido na mesma linha do ombro. O braço que fica solto pode ficar alongado ou apoiado junto ao corpo. O tempo mínimo de execução é de 30 segundos e o que limita o tempo máximo é a exaustão de cada pessoa.
Turbine o exercício: quanto menor a distância entre os pés, mais difícil se torna o exercício. Assim como na prancha frontal, é possível utilizar superfícies instáveis, como uma prancha de equilíbrio ou um bosu, uma espécie de meia bola que possui base plana e topo arredondado. Essa intensificação do exercício deve ser feita somente por quem já realiza o exercício normal com facilidade.Agachamento com pulo (burpee)

Agachamento com pulo (burpee)

"Este exercício é muito usado na modalidade Cross Fit e tem como objetivo não só fortalecer o abdômen, mas também os braços e as pernas, e ainda proporcionar uma elevação considerável da frequência cardíaca", explica Victor Valente. Ou seja, este amplo exercício une queima calórica e fortalecimento muscular. Neste caso, o fortalecimento do abdômen é resultado da necessidade de estabilizar o tronco principalmente durante a flexão de braço e o agachamento.
Como fazer: o Burpee inclui três exercícios: a flexão de braços, o agachamento e um salto, nesta sequência. Inicia-se o movimento realizando uma flexão de braço até encostar o peito no chão, em seguida flexiona-se o quadril na posição do agachamento e executa- se um salto. Em geral o número de séries varia de quatro (iniciante) a oito (avançado) e o número de repetições em cada uma delas de oito (iniciante) a quinze (avançado).
Atenção: o burpee deve ser feito com segurança, dentro dos limites individuais. Faça o exercício no tempo que conseguir e o número de repetições que for possível.Agachamento comum

Agachamento comum

"O objetivo primário do agachamento comum é o fortalecimento dos glúteos e da musculatura extensora da coxa", explica o educador físico Ricardo Burgatti, coordenador da academia K2. "Porém, como durante o movimento ocorre uma flexão no quadril junto à flexão do joelho, a manutenção da coluna em uma posição neutra é muito importante e para isso o abdômen tem que estar firme e fortalecido". Como fazer: deixe os pés afastados na linha dos ombros. A postura precisa estar ereta e você deve olhar sempre para frente. Faça um agachamento na amplitude máxima do movimento (como se você fosse se sentar em uma cadeira), mas sem tirar os calcanhares do chão e mantendo o abdômen contraído. Volte à posição inicial, expirando o ar ao realizar esse movimento. Comece com três séries de quinze repetições.Turbine o exercício: o exercício fica mais intenso com o uso de halteres, que devem ser carregados nas costas, mas só por quem já está no nível avançado do exercício.Atenção: jamais deixe o seu joelho ultrapassar a linha das pontas dos pés. Ao acrescentar pesos e objetos nos membros superiores, cuidado com a carga usada para não sobrecarregar demais a coluna. Se o objeto for pesado a ponto de fazer você arredondar as costas, curvando-a para frente, é melhor diminuir a carga.
PontePonte 
Flexão lateral de troncoTurbine o exercício: para quem a versão simples já ficou fácil, é possível deixar o exercício um pouco mais difícil, coloque uma caneleira de meio ou um quilo sobre o abdômen.
"No exercício de ponte, o tronco fica instável e se faz necessária a contração dos músculos abdominais, responsáveis por estabelecer a coluna e o quadril", explica Victor Valente. A barriga é a responsável pela sustentação do movimento de forma equilibrada.
Como fazer: deitado de barriga para cima, com os joelhos flexionados, os pés no chão e as mãos ao longo do corpo, inicie uma elevação do quadril partindo o movimento da lombar até apoiar o peso do corpo sobre as escápulas (na parte alta das costas), em seguida retorne a coluna até a posição inicial. Inicie a prática com três séries de quinze repetições.
Toda atenção na respiração

Flexão lateral de tronco

Turbine o exercício: use pequenos pesos nas mãos. "O uso de pesos aumenta a intensidade dos exercícios abdominais, mas devem ser utilizados de forma progressiva", explica o educador físico Victor Valente. Comece por pesos mais leves, de meio ou um quilo, e aumente de meio em meio quilo quando sentir que o peso está leve.A flexão lateral de coluna tem como foco específico o fortalecimento dos músculos oblíquos do abdômen (mais laterais) e também do quadrado lombar. É muito importante realizar esse movimento de forma adequada para não lesionar a coluna.
Como fazer: de pé, com o corpo alinhado, flexione o tronco para o lado. Comece com três séries de 15 repetições. No início, faça apenas um trabalho sem nenhuma resistência, utilizando apenas o peso do próprio corpo. "Só isso já fortalece o abdômen e ajuda na aprendizagem do movimento", explica Victor Valente. Em seguida aumente as repetições ou o tempo de permanência na posição curvada para o lado, isso eleva a intensidade do exercício.

Toda atenção na respiração

A respiração é muito importante para o fortalecimento do abdômen. Isso porque os músculos abdominais se fixam às últimas costelas, ou seja, são parte da caixa torácica. Com o movimento adequado da caixa torácica durante a respiração no momento do exercício físico, a ativação dessa musculatura é mais efetiva e consistente. "O ideal é sempre expirar, soltar o ar, durante o movimento para aumentar a pressão dentro do abdômen, e inspirar (puxar o ar) toda vez que o corpo estiver voltando desse movimento", explica Victor Valente. "Esse aumento de pressão leva à contração de mais músculos responsáveis pela estabilização da coluna durante o movimento".

Durante os exercícios em que não há um grande movimento, como as pranchas frontal e lateral, a respiração deve ser calma, com inspiração pelo nariz e expiração pela boca. O ideal é que a respiração seja feita com o abdômen, que deve se expandir, e não com o tórax. Quanto à frequência, obedeça à solicitação do seu corpo e respire quantas vezes julgar necessário.



terça-feira, 16 de dezembro de 2014

CNJ prorroga por mais 140 dias processo disciplinar contra Mário Alberto Hirs e Telma Britto


O pleno do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) decidiu prorrogar por mais 140 dias o procedimento administrativo disciplinar que apura as condutas dos desembargadores Mário Alberto Hirs e Telma Laura Britto, do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA). Os procedimentos, relatados pelo conselheiro Gilberto Martins, investiga indícios de que os dois desembargadores não tomaram providências para sanar irregularidades administrativas no tribunal e descumpriram várias recomendações e determinações feitas pela Corregedoria Nacional de Justiça em inspeções realizadas a partir de 2010. Os dois desembargadores não foram afastados da função por responderem a esses processos administrativos. A decisão foi tomada nesta segunda-feira (15), durante uma sessão extraordinária. Na mesma sessão, o conselho prorrogou por 90 dias a tramitação do processo que apura a conduta do juiz Nathanael Cônsoli, do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJ-CE). Na mesma decisão, a maioria dos conselheiros decidiu manter o magistrado afastado de suas funções. Ele é investigado por suspeitas de atuar com parcialidade na condução de processos sob sua responsabilidade. Também foi prorrogado por 140 a tramitação de um processo que investiga o desembargador Vulmar de Araújo Coêlho Júnior e do juiz trabalhista Domingos Sávio Gomes dos Santos, ambos do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (TRT-14), de Porto Velho (RO). O colegiado decidiu também mantê-los afastados das respectivas funções. Os magistrados são acusados de cometer irregularidades na administração e no pagamento de precatórios judiciais, que são dívidas do setor público reconhecidas pela Justiça.

Cocaína avaliada em R$ 950 mil é apreendida em Jequié

Quarenta e oito quilos de cocaína, avaliados em R$ 950 mil, um caminhão e um carro apreendidos, e três traficantes presos. Este foi o resultado da Operação Palma, realizada, na sexta-feira (12), em Jequié, por equipes do Departamento de Narcóticos (Denarc), com o apoio da 9ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Jequié), do Departamento de Polícia do Interior (Depin) e da Superintendência de Inteligência (SI/SSP). Edvaldo Soares da Silva, 50 anos, Emerson de Jesus, 30, e Marília Lima Santos, 29, foram flagrados transportando a cocaína no tanque de combustível do caminhão Truck VW, placa BXJ 3792, dirigido por Emerson. A droga vinha do Mato Grosso e seria comercializa pela quadrilha, liderada por Edvaldo, na região de Jequié. Um carro Ford K, preto, placa JQX 5434, que pertencia a Edvaldo e era usado para fazer a escolta do carregamento, também foi apreendido. Segundo a delegada Ana Karina Sampaio Guerra, do Denarc, Edvaldo, que vinha sendo investigado há três meses, Marília e Emerson foram autuados por tráfico e associação ao tráfico de drogas. Emerson e Edvaldo foram apresentados à imprensa, na manhã desta segunda-feira (15), no auditório do Denarc/DHPP, na Pituba. A dupla será encaminhada à Coorpin/Jequié, onde Marília já está custodiada na cadeia feminina.
FONTE   

Defensoria Pública da Bahia abre 95 vagas; inscrições vão até 8 de junho

Candidatos podem começar a se inscrever a partir da sexta-feira (30).
Ofertas são para analista técnico e para agente administrativo.

Do G1 BA

Defensoria Pública da Bahia
Inscrições
De 30 de maio a 8 de junho
Vagas
95
Salário
R$ 1.239,41 a R$ 2.413,59
Taxa
De R$ 45 a R$ 55
Prova
15 de junho
Começa na sexta-feira (30) as inscrições para o processo seletivo de contratação temporária de 95 vagas em Regime Especial de Direito Administrativo - REDA na Defensoria Pública da Bahia (DPU). As ofertas são para analista técnico, com 52 vagas, e 43 para agente administrativo. O prazo se encerra no dia 8 de junho.
Para concorrer, o candidato deve ser das áreas de Administração, Arquivologia, Arquitetura, Biblioteconomia, Ciências Contábeis, Ciência da Computação, Direito, Estatística, Jornalismo, Pedagogia, Psicologia, Secretariado Executivo e Serviço Social. Além disso, há funções para o Ensino Médio. As provas vão ser realizadas no dia 15 de junho, em Salvador.
A carga horária de trabalho é de 40 horas semanais com remuneração que varia de R$ 1.239,41, para agentes administrativos de nível médio, a R$ 2.413,59 para analistas de nível superior. O edital pode ser consultado online. O contrato vale pelo período de dois anos, que pode ser prorrogado uma vez por igual período.
As vagas são destinadas a Salvador e região metropolitana, além de cidades como Feira de Santana, Ilhéus, Itabuna, Juazeiro, Santo Antônio de Jesus, Vitória da Conquista, Alagoinhas, Esplanada, Guanambi, Itapetinga, Jacobina, Jequié, Paulo Afonso, Porto Seguro, Santo Amaro, Serrinha, Teixeira de Freitas e Valença.
A taxa de inscrição é de 55 para analista técnico e R$ 45 para agente administrativo.

Uesb divulga gabarito do último dia de provas do vestibular na Bahia

Respostas estão disponíveis e podem ser acessadas no site da instituição.
Segundo instituição, resultado sairá na 1ª quinzena de janeiro de 2015.

Do G1 BA
Vestibular da Uesb tem abstenção de 15,72% em dois dias de provas (Foto: Divulgação)Uesb aplicou provas entre domingo e terça-feira
(Foto: Divulgação)
O gabarito do terceiro e último dia de provas do vestibular 2015 da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) foi divulgado na manhã desta quarta-feira (10) e poderá ser conferido por meio do site da instituição.  As provas foram encerradas na terça-feira (9).
De acordo com dados da instituição, 2.310 candidatos deixaram de fazer o exame nos três dias. Ainda de acordo com a Uesb, o resultado do vestibular está previsto para sair na primeira quinzena de janeiro de 2015. Para acessar os gabaritos dos primeiros dias de provas, clique aqui para conferir as respostas das provas de domingo (7) e para o gabarito do exame de segunda-feira (8), basta acessar aqui.
Inscrição
Mais de 14 mil estudantes se inscreveram para o Vestibular 2015 da Uesb. O processo seletivo foi realizado nos três campi da Uesb, situados nos municípios de Jequié, Vitória da Conquista e Itapetinga.

Três PMs morrem e dois ficam feridos em acidente na BR-101, no sul da BA

Segundo a PRF, caso ocorreu na altura da cidade de Itapebi.
Policiais eram de Itamaraju e estariam indo fazer um curso em Conquista.

DO G1 BA
 Três policiais militares morreram e dois ficaram gravemente feridos após acidente de carro ocorrido por volta das 17h desta segunda-feira (15), na BR-101, trecho do município de Itapebi, localizado no sul da Bahia.
De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), os policiais saíram da cidade de Itamaraju, que fica a 150 quilômetros de Itapebi, e tinham como destino o município de Vitória da Conquista, no sudoeste do estado, onde participariam de um curso.
Segundo o major Cléber Santos, comandante da PM da cidade de Eunápolis, o veículos onde os policias estavam se chocou contra um caminhão. Ele ainda disse que os dois PMs feridos foram encaminhados ao Hospital Regional de Eunápolis.
O G1 entrou em contato com a unidade de saúde, que informou não estar autorizado para passar o estado de saúde das vítimas.