19 de junho de 2014

Musculação para adolescentes depende da fase de desenvolvimento em que eles estão

No entanto, atividades aeróbicas são indicadas não importa a idade ou amadurecimento corporal

A atividade física pode e deve ser estimulada e praticada durante toda a vida, tomando-se os cuidados exigidos para cada faixa etária. O exercício físico na adolescência visa a manutenção e a promoção da saúdesica e mental, ajudando no fortalecimento muscular, formação de massa óssea e prevenção de doenças futuras tais como obesidade, diabetes, osteoporose e doenças cardiovasculares. O jovem tem no esporte a oportunidade de socializar e aprender a trabalhar em grupo, de experimentar sensações como a frustação da derrota e a euforia das vitórias. A maioria dos adolescentes envolvidos no esporte tende a ter mais cuidado com a sua saúde, evitando situações de risco que possam atrapalhar o seu bom desempenho. 
Entramos na adolescência com o corpo infantil e saímos dela com o corpo adulto. Daí vem a dificuldade de se definir qual é o momento exato do amadurecimento físico no qual a atividade esportiva pode ser realizada com as mesmas condições dos adultos. O adolescente tende a querer um corpo "sarado" e às vezes tenta atingir seus objetivos de forma inadequada, na busca de resultados imediatos, levando a uma série de repercussões negativas ao seu corpo. 
É um equívoco orientar o tipo de atividade baseando-se na idade do indivíduo, pois o desenvolvimento físico não está diretamente ligado à idade cronológica. Basta olhar uma turma de jovens de 13 anos que veremos pessoas com corpo de adulto e outras com corpo infantil, apesar de todas terem a mesma idade. O correto é observar o desenvolvimento do corpo, levando-se em conta o estadiamento puberal, o que deve ser feito por um pediatra hebiatra.
Para aqueles com corpo infantil ou pouco desenvolvimento, os esportes aeróbicos são os mais indicados. Para aqueles mais maduros, além dos exercícios aeróbicos, os de fortalecimento muscular também podem ser realizados. Os mais jovens também podem realizar atividade de musculação, mas esta deve ser orientada e supervisionada por um profissional experiente que, de preferência, indique algum tipo de treino funcional. Assim, evita-se o excesso de carga que pode causar lesões musculares e/ou articulares e inibir o crescimento adequado, levando a um fechamento precoce das epífises de crescimento. De um modo geral as meninas estão prontas a realizar exercícios de fortalecimento muscular após o início dos ciclos menstruais, o que significa cerca de 2 anos após o aparecimento do broto mamário. Os meninos estão liberados para exercícios mais pesados no final do seu estirão de crescimento. 
A Organização Mundial da Saúde recomenda a realização de atividade física diariamente, com duração mínima de 60 minutos, incluindo o tempo dedicado a atividades de lazer, aulas de educação física e deslocamento de um lugar ao outro. Associado a este tipo de atividade está indicado o treino de alguma modalidade esportiva no mínimo três vezes por semana. A participação em atividades de condicionamento físico diminui os riscos de lesões no dia a dia ou durante a prática esportiva, pois aumenta a capacidade muscular e dos tendões, melhora a estabilidade articular e a flexibilidade. 
Mas nem todos gostam de esportes. O que fazer para estimular os jovens a realizar alguma atividade física? A oferta nos dias de hoje é enorme, podendo-se optar por outros tipos de atividades que não as tradicionalmente chamadas esportivas. As aulas de dança, lutas, patins, skate, bicicleta e caminhadas no parque ou na rua também são úteis. O importante é o adolescente escolher algo com o qual se identifique e tenha prazer, para que não abandone em pouco tempo e volte a ficar sedentário. O estímulo a pratica esportiva precoce é a melhor forma de ensinar hábitos saudáveis que serão mantidos na idade adulta.

 Andrea Hercowitz

Escrito por:
Andrea Hercowitz Pediatria

Nenhum comentário:
Write comentários

Visualizações

Minhas Páginas

04

04

02

08

03

07

03

03

04

05

05












08

Tradutor

"Play Aperte Aqui"