6 de maio de 2017

Humanos com cauda, galinhas com dentes: conheça o atavismo


Você não deve conhecer muitos humanos com cauda, mas eles existem, assim como galinhas com dentes e outros animais com características bastante inusitadas.
Embora todo mundo saiba que galinhas não têm dentes (não normalmente, pelo menos), os tecidos que desenvolvem dentição continuam a manter sua capacidade nessas aves – apesar delas terem perdido as estruturas dentárias entre 60 e 80 milhões de anos atrás.
Graças a essa genética muito antiga, galinhas podem ter dentes, ainda que esse evento seja raríssimo – e um pouco assustador, não é?


Esse fenômeno é um exemplo de atavismo, quando uma característica ancestral aparece em um organismo depois de várias gerações de ausência. Durante a evolução, algumas estruturas perdem ou modificam sua funcionalidade, tornando-se vestigiais, e podem desaparecer entre as gerações de uma espécie em milhões de anos.
O atavismo também pode acontecer com humanos, com o aparecimento de uma cauda, por exemplo. Sabe o cóccix, aquele ossinho da parte inferior da coluna vertebral? Ele é um vestígio da cauda dos ancestrais de nossa espécie.
Talvez você não saiba, mas todos os seres humanos têm cauda por um período de quatro semanas durante a formação do embrião. Devido a um defeito estrutural, alguns bebês humanos nascem realmente com a cauda, o que é um acontecimento raro, e sempre muito mediático.
Outros exemplos de atavismo encontrados na natureza são cobras com patas, ou, mais inacreditável, uma baleia com pernas. [Nature/How Stuff Works/OMG Facts/Atavismo]

Nenhum comentário:
Write comentários

Visualizações

Minhas Páginas

04

04

02

08

03

07

03

03

04

05

05












08

Tradutor

"Play Aperte Aqui"